quinta-feira, 6 de maio de 2010

18 de Maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Movimento social de luta pela transformação das práticas e concepções sobre a loucura no Brasil, composto por trabalhadores da Saúde Mental e pessoas em tratamentos psiquiátricos e seus familiares e tem como tema central a luta por uma sociedade sem manicômios. O objetivo da luta é conscientizar a população para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social, e receberem apoio especial para sua reinserção na sociedade. Os manicômios fazem com que os usuários (pacientes) percam sua identidade, excluindo a pessoa de sua família e da sua sociedade. É importante dizer que se hoje os dispositivos criados (CAPS, Residenciais terapêuticos, Leitos Psiquiátricos em Hospitais Gerais, entre outros...) para substituir esta forma de tratamento manicomial, não é por falta de empenho e dedicações de trabalhadores, usuários e familiares. Não é por ausência de recursos, por falta de legislação e nem por ineficiência dos novos dispositivos criados.

O que talvez impeça o desenvolvimento pleno seja o fato de a sociedade em que vivemos ainda não ter incorporado esse novo modelo de cuidado, dos preconceituosamente chamados “doentes mentais” e ainda insistir em excluir e enclausurar a dita “loucura” longe de seus olhos, longe de seus corações.

Nosso alerta é para que não pensem que oferecer mais leitos psiquiátricos em manicômios e sanatórios, seja o fim dos problemas.

A solução está em fortalecer toda a rede de cuidado que já existe para que as famílias e usuários possam contar com todo o apoio necessário e assim serem incluídos novamente na sociedade.

São Lourenço do Sul é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a entrar nesta luta por uma sociedade sem manicômios, e hoje, serve de modelo de atenção em saúde mental para todo Brasil.

_

Fonte: CAPS Nossa Casa

CAPSi SACI recebe técnicos do município de Bagé.

O CAPSi SACI recebeu a visita dos Técnicos do Capsi do município de Bagé no dia 05/05/2010 com o objetivo de trocar experiências quanto ao funcionamento de um CAPS infantil.

Fonte: CAPSi SACI