quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Psicóloga Martha Haertel do CAPS-ad C.A.R.E.T.A. participa de Intercâmbio de Saúde Mental na Itália

No período de 05 de outubro a 03 de novembro participaram de Intercâmbio de Saúde Mental em Turin, na Itália, 05 brasileiros trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, 02 Assistente Sociais do Piauí, 02 enfermeiros de Pelotas e a Coordenadora do CAPS-ad C.A.R.E.T.A. psicóloga Martha Lettnin Haertel de São Lourenço do Sul.
Durante este período acompanharam os diversos Serviços existentes na Itália tais como: Hospital, Comunidade Terapêutica, Serviços de Dependência Química, Centro de Crise, Centro Diurno, Serviço Iesa, Ambulatório, Posto ESF, participaram de aula temática com Dr. Furlan e Dr. Venutti, acompanharam visitas domiciliares, atendimento psicológico individual e em grupo, reuniões de Equipe, sendo que no final de cada semana entregavam relatórios e discutiam sobre tudo que foi vivenciado.

O Intercâmbio entre Turin e São Lourenço do Sul é uma forma de conhecer "fazeres" diferentes, mas com propostas iguais. O modelo de atenção ao portador de Sofrimento Psíquico da Itália serviu como modelo para a Reforma Psiquiátrica no Brasil.
A experiência serviu como aprimoramento profissional, além de permitir conhecer outras atividades de atenção psicossocial, que poderão vir a ser implantadas nos Serviços de São Lourenço do Sul. No dia 26 de novembro, haverá um Fórum de Saúde Mental para todos os trabalhadores de Saúde Mental do nosso município, para apresentação do que foi vivenciado e observado pela Psicóloga Martha. Após haverá reflexão e discussão sobre o tema "Redes de Saúde Mental".

Na conclusão do Intercâmbio na Itália, a Psicóloga Martha Haertel apresentou os Serviços de Saúde Mental de São Lourenço do Sul e o Filme do CAPS-ad C.A.R.E.T.A, para os alunos da Universidade de Turin e para os Trabalhadores de Saúde Mental da Itália.

Em fevereiro de 2011, virão ao Brasil 04 Italianos para conhecer os Serviços de Saúde Mental de São Lourenço do Sul e Pelotas onde estagiarão por 30 dias.

_

Fonte: CAPS-ad C.A.R.E.T.A.

SMSBES realizou o Criança Sorrisso 2010

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social (SMSBES), através da Coordenação de Saúde Bucal, realizou na tarde de segunda-feira (08), a escolha da Criança Sorriso, o evento é referente à 20ª Semana de Educação Odontológica.
Participaram da escolha, alunos, na faixa etária de seis a dez anos, das seguintes escolas; Vicente di Tolla, Pe. José Herbst, Luis Antonio de Abreu Moraes, Monsenhor Gautsch, Izolina Passos e Machado de Assis.
O júri, composto pela 1ª Dama Regina Bauer, os cirurgiões dentistas, Diogo Antunes e Camila Krüger, Mariza Salvador (Auxiliar de Saúde Bucal), Darci Gheling Jr, Coordenador Administrativo da ESF (Estratégia de Saúde da Família), escolheram, dos 25 alunos inscritos os vencedores:
3º lugar, Natália Aires Schmidt, (Machado de Assis), 2º lugar, Julio Cesar Tavares (Monsenhor Gaustch), Criança Sorriso, Gulian Monique ( Vicente di Tolla) melhor torcida ficou com a escola Izolina Passos.
_
Fonte: SMSBES/Odonto