sexta-feira, 4 de junho de 2010

Secretaria de Saúde participou do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social participou do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Gramado (RS), de 25 a 28 de maio. Na oportunidade os funcionários prestigiaram a participação do Secretário do Município lourenciano Arilson Cardoso, que também é presidente da Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde (Assedisa) no congresso. O Congresso Anual do CONASEMS reúne, presencialmente, secretários e secretárias municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil para discutir e trocar experiências, com o objetivo principal de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: SMSBES

Equipe de Odonto de SMSBES participou de Encontro no município de Santa Cruz do Sul


Dando segmento a filosofia de educação em Odontologia, a Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social - SJDS através da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS - FADERS em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde através da Escola de Saúde Pública do Departamento de Ação em Saúde - DAS e da Seção de Saúde Bucal - SSB realizou no município de Santa Cruz do Sul, dias 20 e 21 de maio de 2010 o III Encontro Estadual dos Profissionais Capacitados para o Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais com o tema "Cuidando do Cuidador de Saúde Bucal" Experiências e Entraves da Implantação. São Lourenço é um dos 104 municípios gaúchos que possui pessoal capacitado para este tipo de atendimento odontológico, participou do evento representando pelas três profissionais do município que foram capacitados: a TSB (Técnica em Saúde Bucal) Cátia Cilene Pereira, ASB (Auxiliar em Saúde Bucal) Sandra Loídes Fonseca e CD (Cirurgiã Dentista) Ana Cristina Barbosa de Assis.
Em apresentação expositiva a Drª Ana Cristina de Assis relatou todo o trabalho que é desenvolvido para PcDs e PNEs no município. Apresentação foi bem recebida, sendo as profissionais aplaudidas e parabenizadas pela execução, organização e sistemática de trabalho tanto pelos organizadores do evento, palestrantes e platéia ouvinte.
A repercussão de êxito desta participação definiu por unanimidade que o próximo encontro será em São Lourenço do Sul no ano de 2012. O encontro também gerou um documento oficial denominado "Carta de Santa Cruz" que contará todas as informações atuais sobre as políticas de atenção odontológica à PcDs e PNEs, dados das discursivas do evento, entre outros.
_
Fonte: Odonto - SMSBES