sexta-feira, 30 de março de 2012

Programa Municipal DST/AIDS realizou trabalho de prevenção no 15º Moto Lagoa

A Secretaria Municipal de Saúde, durante a realização do 15º Moto Lagoa, em uma proposta inovadora, através da equipe do Programa DST/AIDS realizou um trabalho de promoção e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Foram distribuídos preservativos, gel e material educativo/informativo (folders). Também foi instalado um painel, onde o preservativo fica disponível a toda e qualquer pessoa, visando o despertar da importância do uso da camisinha.

Segundo a equipe de trabalho do Programa DST/AIDS no município, a parceria com a Associação Motociclística Guerreiros do Asfalto já acontece a diversas edições. No entanto, neste ano foi percebida uma maior sensibilização por parte dos organizadores, que foram muito receptivos a idéia de trabalhar em conjunto.

A ação também foi realizada com êxito no 28º Reponte da Canção. A iniciativa obteve resultados positivos, observou-se uma grande aceitação e receptividade por parte do público presente, inclusive de outros municípios, estado e Uruguai e Argentina, onde inexistem ações tão específicas. Além da divulgação do trabalho realizado no município, também ocorreu troca de idéias e informações entre os presentes.

A equipe de trabalho salienta ainda, que de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de AIDS do Brasil. Portanto, assim tornam-se extremamente relevantes ações deste porte, visto que o foco é atingir o maior numero de pessoas possíveis de todas as faixas etárias.

Fonte: DECON