Saúde Bucal

Os serviços de Saúde Bucal em São Lourenço do Sul não se limitam mais a procedimentos de baixa complexidade. Contando com 7 equipes de Saúde Bucal trabalhando nos ESFs ( 6 na zona rural e 1 na zona urbana) compostas de Cirurgiões Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal e mais 5 unidades básicas, são realizadas ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.

Contamos ainda com o projeto que atende Pacientes com Necessidades Especiais, sendo estes atendidos por uma equipe especializada, formada por Cirurgião Dentista, uma Técnica e uma Auxiliar de Saúde Bucal. Será implantado em breve um Centro de Especialidades Odontológicas, que contará com as especialidades de Endodontia, Periodontia e Cirurgia Buco Maxilo Facial, e Laboratório de Prótese Dentaria.
Na parte da prevenção, mensalmente, nas escolas municipais, estaduais e escolinhas infantis, são realizadas atividades que incluem orientações sobre higiene dental e alimentação saudável. Estes temas são abordados através de uma linguagem de fácil assimilação e utilizando materiais, como fantoches, bonecos e folders, fazendo com que as crianças participem interativamente destas atividades. Os diretores e professores também são sensibilizados e reforçam estes temas em sala de aula. Os alunos recebem kits, os quais contem escova, creme e fio dental e que são fornecidos pelos Programas Brasil Sorridente do Ministério da Saúde e Sorrindo Para o Futuro do SESC, para realizarem a escovação diária e a cada trinta dias esta escovação é feita sob a supervisão e orientação das Técnicas e Auxiliares de Saúde Bucal.

Fonte: Saúde Bucal