segunda-feira, 15 de abril de 2013

Inicia a campanha de vacinação contra a gripe

Iniciou nesta segunda-feira (15), nos postos de saúde na zona urbana e interior, a campanha nacional de vacinação contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Durante a manhã de segunda-feira (15), o movimento nos postos de saúde era intenso.

O aposentado Cláudio Gehrke, 80 anos, compareceu ao Posto de Saúde Central no primeiro dia da campanha de vacinação, para a aplicação da dose. Gehrke, que sofre de rinite crônica, conta que era comum contrair o vírus da gripe durante o inverno, que evoluíram para pneumonia em no mínimo três ocasiões. Após a aplicação da vacina, ele nunca sentiu efeitos colaterais ou complicações.

A expectativa é de aplicar 16 mil doses. A campanha de vacinação prossegue até a sexta-feira (26). A mobilização nacional será realizada no sábado (20), quando as unidades de saúde estarão abertas para aplicação das doses, das 09 às 17 horas no perímetro urbano e das 09 às 16 horas no interior do município.

A aplicação precoce da vacina é importante, pois confere imunidade após duas semanas. Durante a campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos. A vacina é contra indicada para pessoas com histórico de anafilaxia à proteína do ovo e também a pacientes portadores da Síndrome de Giullian Barre.

As gestantes que não apresentarem barriga aparente deverão apresentar cartão de gestante ou exame de sangue comprovando gravidez; puérperas deverão apresentar certidão de nascimento da criança ou outro documento que comprove o parto a menos de 45 dias; e os portadores de doenças crônicas como: doença respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabéticos, obesos, imunossuprimidos (por doença ou medicamentos, HIV/AIDS) e transplantados, deverão apresentar atestado/prescrição médica.

A comunidade deve procurar a sua unidade de referência assim que a campanha começar, portando a Carteira de Vacinação. Maiores informações podem ser obtidas nas unidades de saúde ou junto à Vigilância Epidemiológica, através do fone (53) 3251-9558.

Fonte: DECOM