quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Seminário avalia o trabalho em Saúde Mental em 2012 e prevê metas para o futuro.


Durante a terça-feira (18), foi realizado no Espaço de Cultura, o Seminário Municipal de Saúde Mental. O evento contou com a presença dos trabalhadores da rede de saúde mental e residentes da Escola de Saúde Pública (ESP) do RS.

O seminário teve como objetivo avaliar o trabalho realizado em 2012 e organizar as metas para 2013. Pela manhã, foi apresentada a Portaria Ministerial Nº 3.088, que institui a Rede de Atenção Psicossocial, colocando diretrizes para que as ações em saúde mental aconteçam em rede e centradas na necessidade das pessoas.

À tarde foi avaliado o plano da Residência Integrada em Saúde Mental, com a presença das coordenadoras, Ana Marsillac e Vera Rezende. Na ocasião, foi apresentada a estrutura organizacional para 2013. Segundo a ESP, São Lourenço do Sul terá seis vagas nas áreas de educação física, enfermagem, terapia ocupacional, serviço social, psicologia e artes.

Para a Coordenadora Municipal de Saúde Mental, Graziela Vasqués, São Lourenço do Sul é referência internacional, por ser pioneiro com a implantação do 2° Caps do Brasil, em 1988, e pela rede completa de cuidados, como o Caps AD, Caps Saci, Caps Infantil, oficina de geração de renda, equipe de redução de danos e leitos de saúde mental no hospital geral.

Para 2013 os planos são ampliar esta rede, implantando outros serviços estratégicos e aperfeiçoar o funcionamento dos serviços já existentes, reforçando o cuidado humanizado e melhor atendimento das pessoas.

Fonte: DECON