terça-feira, 30 de novembro de 2010

1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate a AIDS

¨A AIDS NÃO TEM CURA, NEM CARA¨

A SMSBES estará realizando neste dia atividades de orientação a prevenção a saúde, no combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS.


PROGRAMAÇÃO:


1º Dezembro/2010 (quarta-feira)


9:00hs ás 11:30hs: EspaçoSaúde- Orientações, material informativo,cartazes folders e distribuição de insumos(preservativos).


Local: Secretaria Municipal de Saúde- Rua Senador Pinheiro Machado n°100.


10:00hs: Entrevista na Rádio São Lourenço- Programa São Lourenço Repórter.-Coordenadora da Saúde; Sr ª Miriam C. Freitas e Assistente Social Sandra M. Becker.


14:00hs: Espaço Saúde- Mobilização massiva dos profissionais envolvidos com o programa DST/AIDS- e Rede de Serviços da municipalidade, na rua Alfredo Born, CALÇADÃO,onde teremos a distribuição de diversos materiais informativos e de insumos (preservativos), e a participação do grupo de pagode ¨ SISTEMA NERVOSO ¨ do CAPS Nossa Casa.


PROGRAMA DST/AIDS


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/AIDS desenvolve ações de promoção e prevenção em saúde. O trabalho atende todo e qualquer cidadão que busque conhecimento, informações, encaminhamentos, e tratamento relativo às doenças sexualmente transmissíveis.


O programa funciona na UBS Central, tendo como parceiros a rede de serviços da Secretaria de Saúde e bem Estar Social, através de suas instituições e de seus profissionais. As ações englobam atividades de sensibilização em campanhas pontuais e eventos do município, como Reponte da Canção, Moto Lagoa, Carnaval, palestras informativas e educativas na rede escolar, além de seminários e capacitações.


As atividades integram um conjunto de ações efetivas a diversos segmentos sociais tais como: crianças e adolescentes, jovens e adultos, a terceira idade, bem como, as profissionais do sexo, homossexuais, e pessoas vivendo com HIV/AIDS.


O trabalho, busca levar orientação à prevenção as DST/AIDS, e o acompanhamento destes segmentos sociais, visando o acolhimento a integração social e uma melhor qualidade de vida para todos. Dentre as atividades educativas e preventivas, ainda temos a distribuição de insumos (preservativos masculinos e femininos), gel, folders, além do agendamento de exames e consultas, atenção domiciliar, entrega e acompanhamento dos medicamentos antiretrovirais.


Em junho deste ano, a SMSBES/Programa DST /AIDS, propiciou a realização do Curso sobre Redução de Danos através da ONG ¨Gesto ¨do município de Pelotas , à profissionais das áreas de saúde,educação e assistência social. O momento foi de suma importância para aprofundar conhecimentos e refletir quanto a abordagens as ações interventivas ao tema álcool, drogas e DST/AIDS.


No momento, o programa atende cerca dez bares diurnos e nove boates, com uma média de entrega de três mil preservativos por mês a cem profissionais do sexo.


Conforme dados do SAE- Serviço de Atendimento Especializado, da Faculdade de Medicina de Pelotas, referência no tratamento HIV/AIDS estão em acompanhamento 3.400 pacientes adultos da região sul.


Pacientes adultos em tratamento antiretroviral:1.094

Pacientes Pediátricos em acompanhamento: 495

Pacientes Pediátricos em tratamento antiretroviral: 42

Gestantes HIV: 12


Dados referentes a Dezembro de 2008.


No Rio Grande do Sul entre 1980/2007, foram declarados:43.388 casos(adultos, adolescentes e jovens) Boletim Epidemiológico SIM-MS/DST/AIDS.

Estes dados apresentam-se como oficiais, mas são irreais, assim como o restante da realidade brasileira.


Devemos postar em ações sensibilizadoras, de conscientização e mobilização a testagem, visando diagnostico e intervenção precoce, além de campanhas preventivas as DSTS/AIDS.


Caso você tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre as DSTs /AIDS, procure o nosso programa na Unidade Básica de Saúde Central, Rua Almirante Barroso nº 1725.


Fonte: DST/AIDS

C.A.R.E.T.A. CAPS - ad recebe a equipe do Centro de Reabilitação Cantinho do Carinho do município de Cerrito/RS

No dia 25 de novembro a equipe do C.A.R.E.T.A. CAPS - ad recebeu para um almoço os usuários e equipe do Centro de Reabilitação Cantinho do Carinho do Município de Cerrito/RS.

A equipe coordenada por Edina Ribeiro atende além da população local, os moradores do município de Pedro Osório.

Os usuários de 4 a 62 anos com deficiência leve, moderada, surdos e mudos contam com uma equipe multiprofissional como: pedagoga, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social, estagiária de enfermagem com curso de Libras, um professor de música, fisioterapeuta e auxiliar de reabilitação.

Os 41 visitantes entre usuários e equipe do Centro de Reabilitação Cantinho do Carinho vieram conhecer a rede de Saúde Mental de São Lourenço do Sul. Os usuários participam de vários eventos na região a fim de promover a inserção social.


Fonte: C.A.R.E.T.A. CAPS - ad