segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Curso de Suporte Básico ao Trauma foi realizado para os profissionais da Saúde de São Lourenço do Sul

Foi realizado em São Lourenço do Sul, nos dias 18 e 19 de dezembro, o curso de Suporte Básico ao Trauma, da Oficina da Vida de São Paulo. O curso foi ministrado pelo Enfermeiro e Instrutor de Resgate, Felipe Melo, que demonstrou diversas técnicas de salvamento.
_

Cerca de 40 profissionais fizeram o curso que foi destinado para técnicos de enfermagem e enfermeiros dos ESF, da SAMU, motoristas do atendimento de Urgências da Secretaria da Saúde, além de técnicos de enfermagem da Unidade de Emergência da Santa Casa de São Lourenço do Sul.
O curso foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social.

_

Fonte: SMSBES

SMSBES foi sede de workshop Educação Profissional

Na última sexta-feira (10) e sábado (11) foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social (SMSBES), o Workshop de Mudanças na Educação Profissional. O evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre trabalhadores, conselheiros de saúde, gestores, docentes e alunos de instituições de ensino, em especial das escolas de educação profissional de Pelotas, Rio Grande e Bagé.

_

Esta atividade faz parte das ações de Educação Permanente em Saúde, promovidas pela CIES-COGERE- 3ª e 7ª CRS/SES/RS. O objetivo deste workshop foi discutir as necessidades de desenvolvimento dos recursos humanos de nível médio e básico para o SUS, seus cenários de ensino-aprendizagem, e definir diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da educação profissional na região.

Este evento foi a etapa final de momento anteriores, com discussões locais, e contou com a participação da ESP/MG, a ETSUS/SC, a ETSUS/RS e a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ.

_

O Workshop resultou em apontamentos como: necessidade de fortalecimentos das instituições de ensino públicas, em especial da ETSUS-RS, de regulamentação, junto ao CEED-RS, do ensino descentralizado, e sensibilização dos gestores para a formação e qualificação dos trabalhadores de nível médio e básico do SUS.

_

Fonte: SMSBES