segunda-feira, 21 de maio de 2012

7ª Edição do Mental Tchê debate a reforma psiquiática


Focado na luta antimanicomial, foi encerrado na sexta-feira (18) o 7º Mental Tchê. O evento, que este ano teve como tema “As linhas de cuidado em saúde mental: o cuidado que eu preciso”, reuniu 1,8 mil pessoas no Galpão Crioulo do Camping Municipal, entre elas estudantes, residentes, profissionais da saúde, usuários, familiares e simpatizantes. As principais linhas de debate foram a desinstitucionalização dos manicômios e políticas públicas substitutivas, os serviços e ações voltados à saúde mental e o atendimento a usuários de álcool e outras drogas.



A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (17) e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Arílson Cardoso, do Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Roberto Tykanori Kinoshita, o Diretor da Escola de Saúde Pública do RS Márcio Mariah Beloc, a Coordenadora Estadual de Saúde Mental Karol Veiga Cabral, assim como representantes dos conselhos estadual e municipal de saúde, familiares e usuários. Na sexta-feira (18) esteve presente o Secretário Estadual de Saúde Ciro Simoni.


Na sexta-feira (18), esteve acontecendo a rádio aberta Poste no Ar, rodas de conversa entre estudantes e residentes sobre a luta antimanicomial, a mesa “O Cuidado que eu Preciso” e mostra fotográfica. Na noite de quinta-feira (17) foi realizada uma confraternização, onde foi servido o tradicional caldo lourenciano, e em seguida a 3ª Festa Psique Music. Durante os dois dias de evento, os participantes puderam conhecer os desafios dos atuais gestores, as ações voltadas à saúde mental, assim como, acompanhar os depoimentos de usuários, familiares e profissionais da área, apresentações artísticas e culturais e comercialização de produtos artesanais.


São Lourenço do Sul é um dos municípios pioneiros a nível nacional, na reforma psiquiátrica, servindo como referência no atendimento à saúde mental. O município recebeu comitivas da Itália e Equador em 2011, com o objetivo de conhecer o modelo implantado no município. “O Ministério da Saúde inclusive tem recomendado aos países vizinhos que ao elaborar seus planos de trabalho voltados à saúde mental visitem São Lourenço do Sul e conheçam o nosso modelo de atendimento.” – declara o Secretário Municipal de Saúde Arílson Cardoso, orgulhoso pelos serviços prestados pela equipe lourenciana.


O Secretário reconhece que ainda há muito a ser feito e que participar de um debate envolvendo usuários, familiares, gestores e profissionais da área da saúde mental buscando alternativas, enriquece e agrega valor à luta antimanicomial. “Estamos sempre em busca de políticas públicas e ações eficientes, a procura de melhorias para um serviço cada vez mais qualificado.” – conclui Cardoso.


Para o Prefeito Municipal José Nunes, o evento contribui para a discussão de políticas públicas e que desafia os gestores a buscarem ações eficientes e melhorias no atendimento à saúde mental. A 7ª edição do Mental Tchê é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e conta com o apoio da Escola de Saúde Pública do RS, Governo do Estado e do Ministério da Saúde.
Fonte: DECOM 

7ª Edição do Mental Tchê debate a Luta Antimanicomial

Reunindo usuários, familiares, estudantes, residentes, profissionais e simpatizantes da área de saúde mental de todo o Estado, aconteceu na quinta-feira (17), no Galpão Crioulo do Camping Municipal, o primeiro dia de Mental Tchê. Em sua 7ª edição, o evento tem como tema “As linhas de cuidado em saúde mental: o cuidado que eu preciso”. Foram debatidas em mesas redondas e rodas de conversa a desinstitucionalização dos manicômios e políticas públicas substitutivas, os serviços e ações voltados à saúde mental e o atendimento a usuários de álcool e outras drogas.

A abertura oficial contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Arílson Cardoso, do Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Roberto Tykanori Kinoshita, o Diretor da Escola de Saúde Pública do RS Márcio Mariah Beloc, a Coordenadora Estadual de Saúde Mental Karol Veiga Cabral, assim como representantes dos conselhos estadual e municipal de saúde, familiares e usuários. O primeiro dia de evento contou ainda com apresentações artísticas e culturais e comercialização de produtos artesanais. Durante a noite foi realizada uma confraternização com o tradicional caldo lourenciano e a 3ª Festa Psique Music.

Um dos maiores desafios dos gestores atuais é promover um diálogo e uma maior articulação juntamente com os trabalhadores, conselhos, usuários, familiares e a comunidade em geral, buscando um fluxo eficiente de atendimento. Para o Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Roberto Tykanori Kinoshita a reforma psiquiátrica é uma questão conflitiva, e para se pensar em uma sociedade sem manicômios é necessário, além de articulação de políticas públicas eficientes, superar o fator cultural, que marginaliza e exclui os usuários. “No contexto atual, os hospitais psiquiátricos são apenas uma parte do problema, reflexo das desigualdades sociais. Precisamos pensar em políticas de agregação destes grupos excluídos.” – afirma Tykanori.

Segundo Tykanori, São Lourenço do Sul é um dos municípios pioneiros que abriga uma das experiências mais antigas, a nível nacional, na luta pela extinção dos manicômios. Em 2011, o município recebeu visitas de comitivas da Itália e Equador, que buscavam conhecer o modelo que é referência em atendimento à saúde mental. Para o Secretário Municipal de Saúde Arílson Cardoso, ainda há muito a ser realizado. Ele atribui a eficiência no atendimento ao comprometimento da equipe, que trabalha dedicadamente em busca de resultados.

Na sexta-feira (18), acontece a rádio aberta Poste no Ar, roda de conversa entre estudantes e residentes sobre a luta antimanicomial, a mesa “O Cuidado que eu Preciso”, feira de geração de renda, apresentações artísticas e culturais e mostra fotográfica. O encerramento acontece às 17 horas, com a leitura da "Carta de São Lourenço 2012".

A 7ª edição do Mental Tchê é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e conta com o apoio da Escola de Saúde Pública do RS, Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

Fonte: DECOM