segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SMSBES reúne 21 municípios da região para planejar acesso a especialidades

A Secretaria da Saúde de São Lourenço do Sul sediou, nos dias 29 e 30 de setembro, o Seminário Regional de Planejamento do Colegiado de Gestão Regional de Saúde (Cogere), que envolve 22 municípios da Zona Sul e a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. Segundo o Secretário da Saúde Arilson Cardoso o encontro foi importante porque possibilitou a identificação das consultas de especialidades médicas que estão disponíveis nos pólos regionais de Pelotas e Rio Grande. “Realizamos o levantamento das necessidades de cada município e num segundo momento iremos definir as cotas que cada um terá direito para melhor organizar o sistema”, disse.

A mudança será possível através do processo de informatização da rede regional de saúde que vem sendo desenvolvido pelo Estado. Na próxima etapa a organização do sistema evoluirá para exames e procedimentos que, da mesma forma, estarão cotizados de forma fixa para cada município.

De acordo com Arilson, que é presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Assedisa-Cosems/RS), atualmente o sistema está desregrado. “Trabalhamos dentro do que é ofertado pelos municípios pólo, mas atualmente não temos uma garantia mínima de acesso. Agora teremos uma cota mensal certa. Com isso, haverá um empoderamento dos municípios que poderão gerenciar melhor a sua demanda e saber com clareza onde os pacientes receberão o atendimento”.

Arilson prevê que, partir do seminário, num prazo de 30 dias, os municípios poderão acessar o número de consultas disponíveis no sistema, podendo gestionar, no caso de falta de acesso, um aumento de consultas nos contratos dos prestadores de serviço para regularizar o atendimento da demanda.

O encontro também contou com a presença do diretor do departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria Estadual de Saúde, Marcos Antônio de Oliveira Lobato, e de representantes da empresa GSH, responsável pela implantação do sistema na cidade de Pelotas e do diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Luis Carlos Bolzan.

Fonte: DECON