quarta-feira, 7 de julho de 2010

IV Conferência Nacional de Saúde Mental-Intersetorial

Entre os dias 27 de junho e 1º de julho, em Brasília, realizou-se a IV CNSM-I (IV Conferência Nacional de Saúde Mental-Intersetorial), que teve como tema central: Saúde Mental e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais. A participação dos mais de 1200 delegados, de todos Estados brasileiros, de todos os segmentos como usuários, trabalhadores, gestores, prestadores de serviços além de representantes de diferentes setores, reafirmaram, inequivocamente, os princípios do SUS, os pressupostos da Reforma Psiquiátria Brasileira e as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
Confirmou-se a defesa de Políticas Públicas da Saúde e Intersetoriais que resgatam os direitos humanos das pessoas com transtornos mentais. Foram dias de intensos debates, depois das diferentes etapas locais, municipais, regionais e estaduais da conferência, com participação de mais de 1500 pessoas entre delegados, observadores e convidados nacionais e internacionais.
Em 2001, a realização da III CNSM já demonstrava a vontade e determinação da sociedade em avançar na construção de um modelo de atenção à Saúde Mental substitutivo ao hospital psiquiátrico, modelo até então hegemônico. Possibilitou-se, com as propostas aprovadas naquela conferência, os avanços que hoje vivenciamos no campo da Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, pois a partir delas formularam-se as Políticas Públicas atualmente vigentes.
Hoje nossos desafios são ainda mais complexos e ampliados, exigem o envolvimento e compartilhamento de responsabilidades de muito mais atores sociais. Nesta IV CNSM-I reafirmaram-se esses compromissos, enfrentaram-se os desafios, aprovaram-se propostas que apontam para os avanços necessários no campo da Saúde Mental do SUS.
Como convidado internacional esteve presente à Conferência o Professor Pier Maria Furlan da Universidade de Turim/Itália, uma importante referência no campo da Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial naquele país e no exterior. Prof. Furlan coordena o Intercâmbio de Cooperação Itália/Brasil, atualmente com parceria envolvendo instituições de três estados brasileiros, Rio Grande do Sul, Piauí e Alagoas, mantendo uma relação bastante estreita com nosso território desde 2001. Acompanharam o Prof. Furlan, participando de seminário por ele apresentado, no dia 26 de junho, Darci Gehling Junior (referente pela Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço do Sul), Fernanda Penkala (referente do Projeto de Reabilitação Psicossocial no Brasil) e Luciane Kantorki (referente pela UFPel), também delegados da IV CNSM-I pelo Rio Grande do Sul.

Fonte: SMSBES