terça-feira, 4 de junho de 2013

Vacinação contra a gripe é aberta a população em geral

Após atingir a meta estabelecida para o grupo prioritário no município, a vacinação contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) será aberta para a população em geral. Durante a terça-feira (04), todos os postos de saúde do município estarão abertos para realizar a aplicação de algumas doses disponíveis.

No Posto de Saúde Central, serão oferecidas 200 doses. Serão distribuídas fichas de atendimento por ordem de chegada. Nas outras unidades será disponibilizado uma quantidade inferior de doses, devido a população da área ser menor.
 
Fonte: DECOM

Secretaria Municipal de Saúde realiza atividade de conscientização sobre o câncer bucal

Apoiando as ações alusivas ao Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal, sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma tenda em frente ao prédio central da Prefeitura. O objetivo da ação é divulgar importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal, 5º tipo mais comum no Brasil.

Durante todo o dia, dentistas estiveram orientando a população sobre auto-exame e prevenção, e realizando exames no publico interessado. A quantidade de atendimentos superou expectativas. Foram 53 pessoas atendidas, e três encaminhadas para uma avaliação mais detalhada. Este atendimento também é realizado nas Unidades Básicas de Saúde, durante o exame dos pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado para reverter o cenário de desinformação sobre o câncer bucal, considerando a influência no estágio em que a doença é identificada e consequentemente no tratamento, e também promover a educação como forma de evitar e prevenir novos casos.

Se diagnosticado precocemente, o câncer bucal tem grandes chances de cura. Em 2012 foram diagnosticados 15 mil novos casos no Brasil e, a cada ano, são diagnosticados mil novos casos no Estado.

Fonte: DECOM