sexta-feira, 30 de março de 2012

Programa Municipal DST/AIDS realizou trabalho de prevenção no 15º Moto Lagoa

A Secretaria Municipal de Saúde, durante a realização do 15º Moto Lagoa, em uma proposta inovadora, através da equipe do Programa DST/AIDS realizou um trabalho de promoção e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Foram distribuídos preservativos, gel e material educativo/informativo (folders). Também foi instalado um painel, onde o preservativo fica disponível a toda e qualquer pessoa, visando o despertar da importância do uso da camisinha.

Segundo a equipe de trabalho do Programa DST/AIDS no município, a parceria com a Associação Motociclística Guerreiros do Asfalto já acontece a diversas edições. No entanto, neste ano foi percebida uma maior sensibilização por parte dos organizadores, que foram muito receptivos a idéia de trabalhar em conjunto.

A ação também foi realizada com êxito no 28º Reponte da Canção. A iniciativa obteve resultados positivos, observou-se uma grande aceitação e receptividade por parte do público presente, inclusive de outros municípios, estado e Uruguai e Argentina, onde inexistem ações tão específicas. Além da divulgação do trabalho realizado no município, também ocorreu troca de idéias e informações entre os presentes.

A equipe de trabalho salienta ainda, que de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de AIDS do Brasil. Portanto, assim tornam-se extremamente relevantes ações deste porte, visto que o foco é atingir o maior numero de pessoas possíveis de todas as faixas etárias.

Fonte: DECON

sexta-feira, 23 de março de 2012

São Lourenço do Sul é destaque em melhorias voltadas à saúde bucal

Crédito foto: João Alves
São Lourenço do Sul recebeu nesta quarta-feira (21), em Porto Alegre, o Prêmio Destaque Em Melhoria da Saúde Bucal. O prêmio foi entregue ao Prefeito Municipal José Nunes, no VII Encontro Anual dos Coordenadores do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro, promovido pelo Sesc/Sistema Fecomércio-RS.

No município, o Programa Sorrindo para o Futuro foi implantado em 2006, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e as escolas. O Programa analisa no município, a situação da saúde bucal em mais de 400 crianças, matriculadas da 1ª à 5ª série em cinco escolas públicas.

Com o foco nas ações educativas, o índice de melhoria na saúde bucal em São Lourenço do Sul é de 99,8%, ocupando a primeira colocação entre os municípios que atendem de 301 à 1000 alunos. O programa tem como objetivo promover práticas saudáveis através da comunidade escolar, com a implantação de ações educativas, prevenindo os fatores de risco.

Durante o encontro foram expostos os resultados e discutidos os novos rumos do programa. Foram apresentadas ações voltadas à saúde bucal implantadas no município e a cirurgiã-dentista Ana Cristina de Assis exibiu o case desenvolvido na Escola Luiz Antônio Abreu de Moraes, que conta com consultório odontológico instalado na instituição.

Segundo o coordenador municipal de Saúde Bucal João Henrique Kuhn, a parceria com o SESC é fundamental para o sucesso do programa no município. O SESC disponibiliza uma plataforma que permite o levantamento de dados sobre os hábitos das crianças atendidas pelo programa, permitindo uma comparação entre o antes e o depois deste atendimento.

Entre as ações desenvolvidas estão a distribuição de kits de higiene bucal, contendo escova, creme e fio dental, e cartilhas aos alunos, realização de palestras mensais, ministradas por profissionais nas escolas, o acompanhamento e tratamento dos problemas bucais e a escovação supervisionada. A Secretaria Municipal de Saúde promove durante o mês de outubro, a Semana de Educação Odontológica, durante o qual é realizada a escolha da Criança Sorriso.
 
Fonte: DECOM

quinta-feira, 22 de março de 2012

Secretaria Municipal de Saúde promove atividades inclusivas em parceria com o SESI

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unidade Estratégica de Lazer do Departamento Regional do Serviço Social da Indústria (SESI), estará promovendo o SESI Lazer Inclusivo.

Na ocasião serão disponibilizadas cinco cadeiras tropicais para o banho na Lagoa, direcionadas a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Na sexta-feira (23) será realizada a palestra “O lazer para as pessoas com deficiência”. O banho assistido será realizado no sábado (24), das 10h às 18h. As atividades acontecem na Praia das Nereidas.

Fonte: DECOM