quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vigilância Sanitária trabalha para amenizar ação de mosquitos

Com o objetivo de amenizar a ação dos mosquitos, que aumenta durante o verão, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária, está realizando a aplicação de larvicida em valetas abertas e locais propícios para a reprodução do inseto.

A aplicação de larvicida teve início pelas vilas, e deve se estender pelo restante da cidade na próxima semana. O produto biológico recomendado pelo Ministério da Saúde, que é aplicado na água, age somente nas larvas, não agredindo natureza.
 
Fonte: DECOM

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Arilson Cardoso, presidente do COSEMS/RS, é eleito para o Conselho Nacional de Saúde


O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) e secretário da saúde de São Lourenço do Sul, Arilson Cardoso, foi eleito para a diretoria do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Cardoso representará as secretarias municipais de saúde de todo o Brasil através da vaga destinada ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Os trabalhos do CNS em 2013 se iniciou na segunda-feira (21) quando ocorreu a primeira reunião da nova Mesa Diretora.

Para ele, o fato de os municípios terem um representante na Mesa Diretora do CNS facilita o encaminhamento de assuntos de interesse das secretarias da saúde, além de potencializar a defesa da própria gestão municipal dentro do Conselho. Para 2013, o presidente do COSEMS/RS espera que se possa discutir e acompanhar o Plano Nacional de Saúde e avaliar o cumprimento das metas, das prioridades e das políticas definidas pelo CNS. “A posição do CONASEMS é de extrema importância, pois todas as políticas e diretrizes definidas pelo CNS serão executadas pelos municípios”, explica. De acordo com Cardoso, o CONASEMS defenderá na Mesa Diretora a realização, ainda durante este ano, de conferências municipais de saúde para a definição dos programas de governos nas gestões que estão iniciando os novos mandatos. “A ideia é que as novas gestões elaborem seus planos de governo a partir de discussões com o Controle Social”, aponta.

A eleição de Arilson Cardoso para o CNS foi realizada na 50ª reunião extraordinária do CNS, em 13/12, em Brasília. Ele foi escolhido como representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) obtendo 37 dos 48 votos para uma das duas vagas destinadas a gestores de saúde. A outra vaga foi dedicada à representação do Ministério da Saúde, ficando como conselheiro o secretário de Gestão Estratégica e Participativa Luiz Odorico Monteiro de Andrade. Em 2010, Cardoso já havia sido eleito para ocupar, durante o mandato de um ano, a vaga destinada aos gestores da saúde, também representando o CONASEMS.

Médico sanitarista formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Arilson Cardoso foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pelotas entre os anos de 1994 e 1998. Entre 1999 e 2001 foi coordenador Adjunto da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e diretor do Departamento de Regulação da Assistência à Saúde Pelotas de 2001 a 2002. Arilson Cardoso é secretário da Saúde e do Bem-Estar Social de São Lourenço do Sul desde 2005 e está no seu segundo mandato como presidente do COSEMS/RS, tendo assumido a entidade no final de 1999.

A Mesa Diretora, composta por sete conselheiros mais a presidente do CNS, foi eleita pelos 48 conselheiros da saúde para o mandato do triênio 2012/2015. É de responsabilidade da Mesa Diretora a condução dos processos administrativos políticos a serem deliberados pelos membros do CNS. Além disso, a Mesa deve promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, para garantir a intersetorialidade do Controle Social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas.

Integrantes da Mesa Diretora eleitos para o triênio 2012/2015

1. Maria do Socorro de Souza
2. Geordeci Menezes de Souza
3. Carlos Alberto Ebeling Duarte
4. Edmundo Dzuawi Omoré
5. Ronald Ferreira dos Santos
6. Nelcy Ferreira da Silva
7. Arilson da Silva Cardoso
8. Luiz Odorico Monteiro de Andrade
Fonte:Comunicar Brasil