segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SMSBES foi sede de workshop Educação Profissional

Na última sexta-feira (10) e sábado (11) foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social (SMSBES), o Workshop de Mudanças na Educação Profissional. O evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre trabalhadores, conselheiros de saúde, gestores, docentes e alunos de instituições de ensino, em especial das escolas de educação profissional de Pelotas, Rio Grande e Bagé.

_

Esta atividade faz parte das ações de Educação Permanente em Saúde, promovidas pela CIES-COGERE- 3ª e 7ª CRS/SES/RS. O objetivo deste workshop foi discutir as necessidades de desenvolvimento dos recursos humanos de nível médio e básico para o SUS, seus cenários de ensino-aprendizagem, e definir diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da educação profissional na região.

Este evento foi a etapa final de momento anteriores, com discussões locais, e contou com a participação da ESP/MG, a ETSUS/SC, a ETSUS/RS e a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ.

_

O Workshop resultou em apontamentos como: necessidade de fortalecimentos das instituições de ensino públicas, em especial da ETSUS-RS, de regulamentação, junto ao CEED-RS, do ensino descentralizado, e sensibilização dos gestores para a formação e qualificação dos trabalhadores de nível médio e básico do SUS.

_

Fonte: SMSBES