segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Controle Social é tema da 5ª Plenária Municipal de Conselheiros de Saúde.

São Lourenço do Sul recebeu durante o sábado (17), a 5ª Plenária Municipal de Conselheiros de Saúde, que acontece anualmente. Nesta edição o evento, que contou com a participação de mais de 150 conselheiros municipais de saúde, teve como tema “Controle social: um diálogo possível e necessário”.

Pela manhã, o ouvidor geral do Ministério da Saúde, Luis Carlos Bolzan, realizou um painel sobre a atualização na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), que proporcionou uma série de novas reorganizações possibilitando uma maior tranqüilidade para os gestores trabalharem e desenvolverem projetos de saúde, trazendo melhorias aos usuários. Durante a tarde, o Coordenador Nacional de Plenárias/CES/RS, Lotário Schlindwein, palestrou sobre o controle social nas políticas de saúde pública.


Para o Secretário Municipal de Saúde, Arílson Cardoso, que apresentou um painel sobre o SUS no município, São Lourenço do Sul é vista a nível nacional como referência na implantação do sistema, não apenas por sua gestão, mas também por seus avanços e pelo controle social, com a participação popular, assim como a capacitação de seus conselheiros. “Os nossos conselheiros municipais são qualificados, tem informação, eles conhecem a realidade do Sistema Único de Saúde, sabem o que é necessário e principalmente o que é viável, o que podemos fazer em âmbito municipal, regional e estadual.” – destaca Cardoso.


Segundo Cardoso, o SUS tem como particularidade o controle social, buscando a participação do usuário na sua construção, para apontar o que funciona bem e precisa ser mantido, o que pode ser melhorado e também o que ainda não foi feito ou o que não é bem sucedido, para que possa ser corrigido e melhorado. “O usuário precisa conversar conosco, dar a sua opinião para que possamos ampliar o serviço, pois é ele que sente os efeitos.” – afirma o Secretário.


O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joaquim Fonseca, destaca o fortalecimento do controle social nas políticas de saúde pública no município e região como principal objetivo da plenária. Para Fonseca, os conselheiros de saúde, em especial do segmento dos usuários, precisam conhecer e buscar os seus direitos e também tem o dever de defender o SUS, tendo consciência de seu papel.


O evento tem como objetivo prepara os conselheiros municipais para a Conferência Municipal de Saúde, que acontece em 2013.

Fonte: DECOM