terça-feira, 25 de março de 2014

Abertas as inscrições para o 10º Mental Tchê

 

Com o tema “Liberdade, abre as asas sobre nós”, São Lourenço do Sul realiza a 10ª edição do Mental Tchê, de 23 a 25 de abril, no Galpão Crioulo do Camping Municipal. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no link, assim como as apresentações culturais. São esperadas mais de quatro mil pessoas da América Latina, entre trabalhadores da área da saúde mental, usuários, gestores, residentes, estudantes e simpatizantes.

Nesta edição o evento promoverá reflexões referentes aos avanços e desafios da reforma psiquiátrica brasileira, movimento que virou lei estadual e federal e que possibilitou um cuidado mais digno, humanizado e em liberdade às pessoas que possuem algum sofrimento psíquico. O objetivo do Mental Tchê é fortalecer a militância pela Luta Antimanicomial, que busca o fim dos manicômios como opção de tratamento.

Em 2014, o Mental Tchê celebra 10 anos. A coordenadora da Rede de Saúde Mental em São Lourenço do Sul, Graziela Vasquez, destaca o pioneirismo do município na implantação de serviços de saúde mental comunitários, abrindo o segundo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil, superando as internações em hospitais psiquiátricos, onde as pessoas ficam trancadas e à margem da sociedade. “São Lourenço acolheu a todos que sofrem e lhes deu espaço de cuidado ofertando todas as paisagens, o seu território, para que as pessoas pudessem desenhar nele os seus percursos de vida, operando a inclusão de quem tem dificuldades com sua saúde mental, mas que antes de tudo é um cidadão com direitos, que merece respeito, atenção a sua saúde e não o cerceamento de sua liberdade em instituições totais como é feito nos hospícios, o que não trata e sim destrata” – afirma.


Programação


O acolhimento e credenciamento dos participantes do evento serão realizados na manhã do dia 23 de abril, na Praça Central Dedê Serpa. A programação prevê momentos de discussão sobre temas importantes para a sociedade como a medicalização e o uso de drogas na infância e adolescência, as experiências dos diferentes atores que contribuíram para o avanço da Reforma Psiquiátrica, a análise do cuidado a partir da perspectiva do usuário e um debate sobre as formações que são oferecidas para o trabalho no SUS.

Também estarão acontecendo rodas de conversa na Tenda do Afeto Popular sobre variadas temáticas, paralelo ao evento. Além disso, o Mental Tchê é palco de manifestações culturais.


Organização


O 10º Mental Tchê é promovido pela Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde.


Referência


A Rede de Saúde Mental de São Lourenço do Sul avançou muito nos últimos anos, com a ampliação de serviços de saúde mental. Após a implantação do CAPS NOSSA CASA e os leitos de psiquiatria na Santa Casa de Misericórdia em 1988, somaram-se o CAPS Álcool e Drogas CARETA, em 2003, e o CAPS Infantil SACI, em 2005, quando foi realizada a primeira edição do Mental Tchê.


Em 2007, foi criada a Lokomotiva, uma oficina de geração de renda da saúde mental que busca a reinserção social pelo mundo do trabalho. Em 2010, foi montada uma equipe de apoio às Unidades Básicas de Saúde para o cuidado em Saúde Mental. A Santa Casa de Misericórdia, que até 2012 contava com 10 leitos de atenção integral à saúde mental, passou a ter trinta leitos, incluindo o cuidado em álcool e drogas. Neste mesmo ano também foi criada a Equipe de Redução de Danos, que busca cuidar das pessoas em uso de drogas. Todos estes serviços fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (Portaria MS Nº 3088/2011), que busca a articulação dentro da área saúde e com outros setores para garantir um cuidado integral.


Este crescimento das ações de saúde mental possibilitou que São Lourenço do Sul recebesse as Residências Multiprofissional em Saúde Mental, em 2012, e Médica em Psiquiatria, em 2014, para contribuir levando experiências e formando profissionais para o SUS. Para 2014, estão em andamento à transformação do CAPS AD Careta para CAPS III, com funcionamento 24 horas, e a implantação de uma Unidade de Acolhimento Transitório para adultos, o que dará suporte aos cuidados em álcool e drogas.

Fonte: DECOM