terça-feira, 30 de novembro de 2010

1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate a AIDS

¨A AIDS NÃO TEM CURA, NEM CARA¨

A SMSBES estará realizando neste dia atividades de orientação a prevenção a saúde, no combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS.


PROGRAMAÇÃO:


1º Dezembro/2010 (quarta-feira)


9:00hs ás 11:30hs: EspaçoSaúde- Orientações, material informativo,cartazes folders e distribuição de insumos(preservativos).


Local: Secretaria Municipal de Saúde- Rua Senador Pinheiro Machado n°100.


10:00hs: Entrevista na Rádio São Lourenço- Programa São Lourenço Repórter.-Coordenadora da Saúde; Sr ª Miriam C. Freitas e Assistente Social Sandra M. Becker.


14:00hs: Espaço Saúde- Mobilização massiva dos profissionais envolvidos com o programa DST/AIDS- e Rede de Serviços da municipalidade, na rua Alfredo Born, CALÇADÃO,onde teremos a distribuição de diversos materiais informativos e de insumos (preservativos), e a participação do grupo de pagode ¨ SISTEMA NERVOSO ¨ do CAPS Nossa Casa.


PROGRAMA DST/AIDS


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/AIDS desenvolve ações de promoção e prevenção em saúde. O trabalho atende todo e qualquer cidadão que busque conhecimento, informações, encaminhamentos, e tratamento relativo às doenças sexualmente transmissíveis.


O programa funciona na UBS Central, tendo como parceiros a rede de serviços da Secretaria de Saúde e bem Estar Social, através de suas instituições e de seus profissionais. As ações englobam atividades de sensibilização em campanhas pontuais e eventos do município, como Reponte da Canção, Moto Lagoa, Carnaval, palestras informativas e educativas na rede escolar, além de seminários e capacitações.


As atividades integram um conjunto de ações efetivas a diversos segmentos sociais tais como: crianças e adolescentes, jovens e adultos, a terceira idade, bem como, as profissionais do sexo, homossexuais, e pessoas vivendo com HIV/AIDS.


O trabalho, busca levar orientação à prevenção as DST/AIDS, e o acompanhamento destes segmentos sociais, visando o acolhimento a integração social e uma melhor qualidade de vida para todos. Dentre as atividades educativas e preventivas, ainda temos a distribuição de insumos (preservativos masculinos e femininos), gel, folders, além do agendamento de exames e consultas, atenção domiciliar, entrega e acompanhamento dos medicamentos antiretrovirais.


Em junho deste ano, a SMSBES/Programa DST /AIDS, propiciou a realização do Curso sobre Redução de Danos através da ONG ¨Gesto ¨do município de Pelotas , à profissionais das áreas de saúde,educação e assistência social. O momento foi de suma importância para aprofundar conhecimentos e refletir quanto a abordagens as ações interventivas ao tema álcool, drogas e DST/AIDS.


No momento, o programa atende cerca dez bares diurnos e nove boates, com uma média de entrega de três mil preservativos por mês a cem profissionais do sexo.


Conforme dados do SAE- Serviço de Atendimento Especializado, da Faculdade de Medicina de Pelotas, referência no tratamento HIV/AIDS estão em acompanhamento 3.400 pacientes adultos da região sul.


Pacientes adultos em tratamento antiretroviral:1.094

Pacientes Pediátricos em acompanhamento: 495

Pacientes Pediátricos em tratamento antiretroviral: 42

Gestantes HIV: 12


Dados referentes a Dezembro de 2008.


No Rio Grande do Sul entre 1980/2007, foram declarados:43.388 casos(adultos, adolescentes e jovens) Boletim Epidemiológico SIM-MS/DST/AIDS.

Estes dados apresentam-se como oficiais, mas são irreais, assim como o restante da realidade brasileira.


Devemos postar em ações sensibilizadoras, de conscientização e mobilização a testagem, visando diagnostico e intervenção precoce, além de campanhas preventivas as DSTS/AIDS.


Caso você tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre as DSTs /AIDS, procure o nosso programa na Unidade Básica de Saúde Central, Rua Almirante Barroso nº 1725.


Fonte: DST/AIDS

C.A.R.E.T.A. CAPS - ad recebe a equipe do Centro de Reabilitação Cantinho do Carinho do município de Cerrito/RS

No dia 25 de novembro a equipe do C.A.R.E.T.A. CAPS - ad recebeu para um almoço os usuários e equipe do Centro de Reabilitação Cantinho do Carinho do Município de Cerrito/RS.

A equipe coordenada por Edina Ribeiro atende além da população local, os moradores do município de Pedro Osório.

Os usuários de 4 a 62 anos com deficiência leve, moderada, surdos e mudos contam com uma equipe multiprofissional como: pedagoga, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social, estagiária de enfermagem com curso de Libras, um professor de música, fisioterapeuta e auxiliar de reabilitação.

Os 41 visitantes entre usuários e equipe do Centro de Reabilitação Cantinho do Carinho vieram conhecer a rede de Saúde Mental de São Lourenço do Sul. Os usuários participam de vários eventos na região a fim de promover a inserção social.


Fonte: C.A.R.E.T.A. CAPS - ad

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Profissionais do CAPS i SACI no Seminário de Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência, Práticas que Inspiram.

As profissionais do CAPS i SACI de São Lourenço do Sul, Carmem Lozane Soares e Ceres da Cruz Schneid, participaram nos dias 24 e 25 de novembro de 2010 do Seminário de Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência, Práticas que Inspiram. Eventos alusivo aos 10 anos de atuação do CAPS i Casa Harmonia de Porto Alegre.
_
Fonte: CAPS i SACI

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Comunicado

Comunicamos que à partir de 1° de dezembro de 2010, só serão dispensadas em Farmácias e na Farmácia Básica Municipal, anitibióticos mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente.
Essa medida se deve a publicação no Diário Oficial da União no dia 28 de outubro de 2010 da Resolução RDC n°44, para controlar o uso inadequado desses medicamentos por parte da população.
Essas receitas tem validade de 10 dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianas. As medidas valem para 93 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registros no país, com exceção dos que tem uso exclusivo no ambiente hospitalar.
_
Fonte: Farmácia Básica Municipal

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SMSBES recebe representantes do Ministério da Saúde

Estiveram visitando a Secretaria Municipal de Saúde no dia 19 de novembro 2010 a Chefe do Serviço de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde Lorimar dos Santos Maciel (Ag. Administrativo) e Coordenadora de Recursos Humanos da FUNASA Luciane Dallavalle Brasil. Na oportunidade oficializaram a cedência do Servidor Público Federal Flávio Souza para a SMSBES.
_
Fonte: SMSBES

Profissionais da SMSBES no I Encontro Estadual de NASF

Os profissionais da rede, Coordenador Administrativo dos ESF Darci Gheling Júnior, Coordenadora da Atenção Básica Hilda Wiegand e a Psicóloga das ESF Grazi Vasques estiveram no dia 19 de novembro de 2010 no município de Bento Gonçalves para o I Encontro Estadual de NASF ( Núcleo de Apoio Saúde da Família), com objetivo de implantação do NASF no município de São Lourenço.

_

Fonte: SMSBES

Conselho Municipal de Saúde esteve representado na XVI Plenária Nacional de Conselhos de Saúde em Brasília

O Conselho Municipal de Saúde, através de seu Presidente, Osmar Caetano de Almeida, e de sua Vice-Presidente, Catia Pereira, juntamente com a Delegação do Rio Grande do Sul, se fez presente da XVI PLENÁRIA NACIONAL DE CONSELHOS DE SAÚDE, realizada em Brasília, nos dias 16, 17 e 18 de novembro.
Entre os temas debatidos nesta Plenária destacou-se a Regulamentação da Emenda Constitucional 29, que representa uma importante conquista da sociedade para a construção do SUS, pois estabelece a vinculação de recursos nas três esferas de governo para um processo de financiamento mais estável do SUS; a efetivação da Resolução nº 333 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta o funcionamento dos Conselhos de Saúde; e a importância do fortalecimento do Controle Social nos municípios, buscando a participação da sociedade junto aos Conselhos Municipais de Saúde, propondo, avaliando e fiscalizando as Políticas Públicas de Saúde.

_

Fonte: Conselho Municipal de Saúde

Profissionais recebem certificado de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família

Aconteceu no dia 12 de novembro no auditório do Colégio Sta Margarida em Pelotas a entrega de certificados dos alunos/trabalhadores municipais que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família, de novembro de 2009 à julho de 2010.
_
Fonte: SMSBES

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Saúde Bucal realiza palestra

A secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Bucal, atendendo solicitação do Lar de Idosos Santo Antônio, realizou no dia 12 de novembro uma palestra sobre higiene bucal e exames odontológicos nos idosos residentes no lar, a fim de detectar possíveis problemas bucais. Os mesmos serão encaminhados para a Unidade Básica para receberem tratamento.


Fonte: SMSBES/Saúde Bucal

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Psicóloga Martha Haertel do CAPS-ad C.A.R.E.T.A. participa de Intercâmbio de Saúde Mental na Itália

No período de 05 de outubro a 03 de novembro participaram de Intercâmbio de Saúde Mental em Turin, na Itália, 05 brasileiros trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, 02 Assistente Sociais do Piauí, 02 enfermeiros de Pelotas e a Coordenadora do CAPS-ad C.A.R.E.T.A. psicóloga Martha Lettnin Haertel de São Lourenço do Sul.
Durante este período acompanharam os diversos Serviços existentes na Itália tais como: Hospital, Comunidade Terapêutica, Serviços de Dependência Química, Centro de Crise, Centro Diurno, Serviço Iesa, Ambulatório, Posto ESF, participaram de aula temática com Dr. Furlan e Dr. Venutti, acompanharam visitas domiciliares, atendimento psicológico individual e em grupo, reuniões de Equipe, sendo que no final de cada semana entregavam relatórios e discutiam sobre tudo que foi vivenciado.

O Intercâmbio entre Turin e São Lourenço do Sul é uma forma de conhecer "fazeres" diferentes, mas com propostas iguais. O modelo de atenção ao portador de Sofrimento Psíquico da Itália serviu como modelo para a Reforma Psiquiátrica no Brasil.
A experiência serviu como aprimoramento profissional, além de permitir conhecer outras atividades de atenção psicossocial, que poderão vir a ser implantadas nos Serviços de São Lourenço do Sul. No dia 26 de novembro, haverá um Fórum de Saúde Mental para todos os trabalhadores de Saúde Mental do nosso município, para apresentação do que foi vivenciado e observado pela Psicóloga Martha. Após haverá reflexão e discussão sobre o tema "Redes de Saúde Mental".

Na conclusão do Intercâmbio na Itália, a Psicóloga Martha Haertel apresentou os Serviços de Saúde Mental de São Lourenço do Sul e o Filme do CAPS-ad C.A.R.E.T.A, para os alunos da Universidade de Turin e para os Trabalhadores de Saúde Mental da Itália.

Em fevereiro de 2011, virão ao Brasil 04 Italianos para conhecer os Serviços de Saúde Mental de São Lourenço do Sul e Pelotas onde estagiarão por 30 dias.

_

Fonte: CAPS-ad C.A.R.E.T.A.

SMSBES realizou o Criança Sorrisso 2010

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social (SMSBES), através da Coordenação de Saúde Bucal, realizou na tarde de segunda-feira (08), a escolha da Criança Sorriso, o evento é referente à 20ª Semana de Educação Odontológica.
Participaram da escolha, alunos, na faixa etária de seis a dez anos, das seguintes escolas; Vicente di Tolla, Pe. José Herbst, Luis Antonio de Abreu Moraes, Monsenhor Gautsch, Izolina Passos e Machado de Assis.
O júri, composto pela 1ª Dama Regina Bauer, os cirurgiões dentistas, Diogo Antunes e Camila Krüger, Mariza Salvador (Auxiliar de Saúde Bucal), Darci Gheling Jr, Coordenador Administrativo da ESF (Estratégia de Saúde da Família), escolheram, dos 25 alunos inscritos os vencedores:
3º lugar, Natália Aires Schmidt, (Machado de Assis), 2º lugar, Julio Cesar Tavares (Monsenhor Gaustch), Criança Sorriso, Gulian Monique ( Vicente di Tolla) melhor torcida ficou com a escola Izolina Passos.
_
Fonte: SMSBES/Odonto