quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Seminário avalia o trabalho em Saúde Mental em 2012 e prevê metas para o futuro.


Durante a terça-feira (18), foi realizado no Espaço de Cultura, o Seminário Municipal de Saúde Mental. O evento contou com a presença dos trabalhadores da rede de saúde mental e residentes da Escola de Saúde Pública (ESP) do RS.

O seminário teve como objetivo avaliar o trabalho realizado em 2012 e organizar as metas para 2013. Pela manhã, foi apresentada a Portaria Ministerial Nº 3.088, que institui a Rede de Atenção Psicossocial, colocando diretrizes para que as ações em saúde mental aconteçam em rede e centradas na necessidade das pessoas.

À tarde foi avaliado o plano da Residência Integrada em Saúde Mental, com a presença das coordenadoras, Ana Marsillac e Vera Rezende. Na ocasião, foi apresentada a estrutura organizacional para 2013. Segundo a ESP, São Lourenço do Sul terá seis vagas nas áreas de educação física, enfermagem, terapia ocupacional, serviço social, psicologia e artes.

Para a Coordenadora Municipal de Saúde Mental, Graziela Vasqués, São Lourenço do Sul é referência internacional, por ser pioneiro com a implantação do 2° Caps do Brasil, em 1988, e pela rede completa de cuidados, como o Caps AD, Caps Saci, Caps Infantil, oficina de geração de renda, equipe de redução de danos e leitos de saúde mental no hospital geral.

Para 2013 os planos são ampliar esta rede, implantando outros serviços estratégicos e aperfeiçoar o funcionamento dos serviços já existentes, reforçando o cuidado humanizado e melhor atendimento das pessoas.

Fonte: DECON

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Controle Social é tema da 5ª Plenária Municipal de Conselheiros de Saúde.

São Lourenço do Sul recebeu durante o sábado (17), a 5ª Plenária Municipal de Conselheiros de Saúde, que acontece anualmente. Nesta edição o evento, que contou com a participação de mais de 150 conselheiros municipais de saúde, teve como tema “Controle social: um diálogo possível e necessário”.

Pela manhã, o ouvidor geral do Ministério da Saúde, Luis Carlos Bolzan, realizou um painel sobre a atualização na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), que proporcionou uma série de novas reorganizações possibilitando uma maior tranqüilidade para os gestores trabalharem e desenvolverem projetos de saúde, trazendo melhorias aos usuários. Durante a tarde, o Coordenador Nacional de Plenárias/CES/RS, Lotário Schlindwein, palestrou sobre o controle social nas políticas de saúde pública.


Para o Secretário Municipal de Saúde, Arílson Cardoso, que apresentou um painel sobre o SUS no município, São Lourenço do Sul é vista a nível nacional como referência na implantação do sistema, não apenas por sua gestão, mas também por seus avanços e pelo controle social, com a participação popular, assim como a capacitação de seus conselheiros. “Os nossos conselheiros municipais são qualificados, tem informação, eles conhecem a realidade do Sistema Único de Saúde, sabem o que é necessário e principalmente o que é viável, o que podemos fazer em âmbito municipal, regional e estadual.” – destaca Cardoso.


Segundo Cardoso, o SUS tem como particularidade o controle social, buscando a participação do usuário na sua construção, para apontar o que funciona bem e precisa ser mantido, o que pode ser melhorado e também o que ainda não foi feito ou o que não é bem sucedido, para que possa ser corrigido e melhorado. “O usuário precisa conversar conosco, dar a sua opinião para que possamos ampliar o serviço, pois é ele que sente os efeitos.” – afirma o Secretário.


O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joaquim Fonseca, destaca o fortalecimento do controle social nas políticas de saúde pública no município e região como principal objetivo da plenária. Para Fonseca, os conselheiros de saúde, em especial do segmento dos usuários, precisam conhecer e buscar os seus direitos e também tem o dever de defender o SUS, tendo consciência de seu papel.


O evento tem como objetivo prepara os conselheiros municipais para a Conferência Municipal de Saúde, que acontece em 2013.

Fonte: DECOM

terça-feira, 9 de outubro de 2012

UBS inaugurada no Coqueiro

Foi inaugurada na tarde de sábado (25/08), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Coqueiro. Com um investimento de R$89.800,00 (oitenta e nove mil e oitocentos reais), o prédio teve 60m² da área reformada e 60,74m² ampliados.

Foi construído o gabinete médico, uma sala de educação e demonstração de saúde, copa e sanitário para portador de necessidades especiais e a sala de espera foi ampliada. A empresa CEMTEC Comércio e Construções Ltda., de Cristal é responsável pela execução da obra.
Fonte: DECOM

domingo, 26 de agosto de 2012

Capacitação continuada em Dança Sênior

Da direita para a esquerda, ministrante Sônia Weingartner, Janisse Bednarski Vargas e a ministrante Bettina O. Bender.
Nos dias 22 e 23 de agosto realizou-se mais um curso de Dança Sênior, no município de Sapiranga-RS. Desta vez aconteceu o curso Avançado B, no qual a educadora física Janisse Bednarski Vargas foi uma das profissionais capacitadas. Um dos objetivos da dança sênior é formar e capacitar pessoas, para que através das suas coreografias levem o incentivo, a alegria de viver, a integração, a movimentação do exercício como forma de aquecimento e saúde, e por fim levar a todos a importância desta para todas as pessoas.

Fonte: JBV

segunda-feira, 2 de julho de 2012

3º Arraial da Saúde reuniu mais de 200 pessoas

Na noite de sexta-feira (29), foi realizado o 3º Arraial da Saúde, no Galpão Crioulo do Camping Municipal. O evento destinado aos servidores municipais e familiares, contou com mais de 200 presentes.

Durante os festejos foi realizada a escolha do Caipira Mais Original, nas categorias masculina e feminina. Na categoria masculina Valdemar Vieira foi o escolhido e na categoria feminina Maria de Fátima Paiva. Os vencedores receberam uma cesta de produtos típicos, oferecidos pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

O casamento na roça, a apresentação de quadrilha, pelo Grupo de Danças Conviver e o show da banda Portal do Som também integraram as comemorações.

Fonte: DECOM

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vacinação contra a poliomielite acontece no sábado (16)

Neste sábado (16), será realizada a campanha de vacinação contra a poliomielite. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão em funcionamento das 08 às 17 horas na zona urbana e das 08 às 16 horas no interior do município. Devem comparecer às UBS crianças de 0 a 4 anos munidas de carteira de vacinação.

Fonte: DECON

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Profissionais da Saúde apresentaram trabalho de conclusão do curso de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS

Na quarta feira (2) os profissionais da saúde Helton Bederode, Patricia Haiduk, Martha Haertel e Aline Vaniel apresentaram o trabalho de conclusão do curso de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS, cujo tema foi: Um olhar da Atenção Psicossocial no território, após a tragédia da enchente de 10 de Março de 2011. Especialização foi realizada no curso de enfermagem da UFPEL, destinada a trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial.

Fonte: MLH

4º Encontro Riograndense de Dança Sênior



No dia 30 de maio de 2012, aconteceu o 4º Encontro Riograndense de Dança Sênior, na cidade de Sapiranga - RS, em comemoração ao Dia do Desafio. A Educadora Física Janisse Bednarski Vargas participou do evento, onde foram realizadas várias apresentações de danças dos grupos filiados presentes, danças de integração com todos, trocas de experiências e divulgação de atividades efetuadas nas suas cidades e demais grupos em formação.

Fonte: JBV

terça-feira, 22 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe encerra na sexta-feira (25).


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), que vem sendo realizada desde sábado (05), já imunizou 3.739 pessoas, totalizando 41,88% da meta. Devem comparecer às unidades básicas de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças maiores de 6 meses e que ainda não tenham completado 2 anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde, munidos da carteira de vacinação. A meta é vacinar 8.927 pessoas no município até o final desta etapa, que se encerra na sexta-feira (25).

Fonte: DECOM

segunda-feira, 21 de maio de 2012

7ª Edição do Mental Tchê debate a reforma psiquiática


Focado na luta antimanicomial, foi encerrado na sexta-feira (18) o 7º Mental Tchê. O evento, que este ano teve como tema “As linhas de cuidado em saúde mental: o cuidado que eu preciso”, reuniu 1,8 mil pessoas no Galpão Crioulo do Camping Municipal, entre elas estudantes, residentes, profissionais da saúde, usuários, familiares e simpatizantes. As principais linhas de debate foram a desinstitucionalização dos manicômios e políticas públicas substitutivas, os serviços e ações voltados à saúde mental e o atendimento a usuários de álcool e outras drogas.



A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (17) e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Arílson Cardoso, do Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Roberto Tykanori Kinoshita, o Diretor da Escola de Saúde Pública do RS Márcio Mariah Beloc, a Coordenadora Estadual de Saúde Mental Karol Veiga Cabral, assim como representantes dos conselhos estadual e municipal de saúde, familiares e usuários. Na sexta-feira (18) esteve presente o Secretário Estadual de Saúde Ciro Simoni.


Na sexta-feira (18), esteve acontecendo a rádio aberta Poste no Ar, rodas de conversa entre estudantes e residentes sobre a luta antimanicomial, a mesa “O Cuidado que eu Preciso” e mostra fotográfica. Na noite de quinta-feira (17) foi realizada uma confraternização, onde foi servido o tradicional caldo lourenciano, e em seguida a 3ª Festa Psique Music. Durante os dois dias de evento, os participantes puderam conhecer os desafios dos atuais gestores, as ações voltadas à saúde mental, assim como, acompanhar os depoimentos de usuários, familiares e profissionais da área, apresentações artísticas e culturais e comercialização de produtos artesanais.


São Lourenço do Sul é um dos municípios pioneiros a nível nacional, na reforma psiquiátrica, servindo como referência no atendimento à saúde mental. O município recebeu comitivas da Itália e Equador em 2011, com o objetivo de conhecer o modelo implantado no município. “O Ministério da Saúde inclusive tem recomendado aos países vizinhos que ao elaborar seus planos de trabalho voltados à saúde mental visitem São Lourenço do Sul e conheçam o nosso modelo de atendimento.” – declara o Secretário Municipal de Saúde Arílson Cardoso, orgulhoso pelos serviços prestados pela equipe lourenciana.


O Secretário reconhece que ainda há muito a ser feito e que participar de um debate envolvendo usuários, familiares, gestores e profissionais da área da saúde mental buscando alternativas, enriquece e agrega valor à luta antimanicomial. “Estamos sempre em busca de políticas públicas e ações eficientes, a procura de melhorias para um serviço cada vez mais qualificado.” – conclui Cardoso.


Para o Prefeito Municipal José Nunes, o evento contribui para a discussão de políticas públicas e que desafia os gestores a buscarem ações eficientes e melhorias no atendimento à saúde mental. A 7ª edição do Mental Tchê é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e conta com o apoio da Escola de Saúde Pública do RS, Governo do Estado e do Ministério da Saúde.
Fonte: DECOM 

7ª Edição do Mental Tchê debate a Luta Antimanicomial

Reunindo usuários, familiares, estudantes, residentes, profissionais e simpatizantes da área de saúde mental de todo o Estado, aconteceu na quinta-feira (17), no Galpão Crioulo do Camping Municipal, o primeiro dia de Mental Tchê. Em sua 7ª edição, o evento tem como tema “As linhas de cuidado em saúde mental: o cuidado que eu preciso”. Foram debatidas em mesas redondas e rodas de conversa a desinstitucionalização dos manicômios e políticas públicas substitutivas, os serviços e ações voltados à saúde mental e o atendimento a usuários de álcool e outras drogas.

A abertura oficial contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Arílson Cardoso, do Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Roberto Tykanori Kinoshita, o Diretor da Escola de Saúde Pública do RS Márcio Mariah Beloc, a Coordenadora Estadual de Saúde Mental Karol Veiga Cabral, assim como representantes dos conselhos estadual e municipal de saúde, familiares e usuários. O primeiro dia de evento contou ainda com apresentações artísticas e culturais e comercialização de produtos artesanais. Durante a noite foi realizada uma confraternização com o tradicional caldo lourenciano e a 3ª Festa Psique Music.

Um dos maiores desafios dos gestores atuais é promover um diálogo e uma maior articulação juntamente com os trabalhadores, conselhos, usuários, familiares e a comunidade em geral, buscando um fluxo eficiente de atendimento. Para o Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Roberto Tykanori Kinoshita a reforma psiquiátrica é uma questão conflitiva, e para se pensar em uma sociedade sem manicômios é necessário, além de articulação de políticas públicas eficientes, superar o fator cultural, que marginaliza e exclui os usuários. “No contexto atual, os hospitais psiquiátricos são apenas uma parte do problema, reflexo das desigualdades sociais. Precisamos pensar em políticas de agregação destes grupos excluídos.” – afirma Tykanori.

Segundo Tykanori, São Lourenço do Sul é um dos municípios pioneiros que abriga uma das experiências mais antigas, a nível nacional, na luta pela extinção dos manicômios. Em 2011, o município recebeu visitas de comitivas da Itália e Equador, que buscavam conhecer o modelo que é referência em atendimento à saúde mental. Para o Secretário Municipal de Saúde Arílson Cardoso, ainda há muito a ser realizado. Ele atribui a eficiência no atendimento ao comprometimento da equipe, que trabalha dedicadamente em busca de resultados.

Na sexta-feira (18), acontece a rádio aberta Poste no Ar, roda de conversa entre estudantes e residentes sobre a luta antimanicomial, a mesa “O Cuidado que eu Preciso”, feira de geração de renda, apresentações artísticas e culturais e mostra fotográfica. O encerramento acontece às 17 horas, com a leitura da "Carta de São Lourenço 2012".

A 7ª edição do Mental Tchê é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e conta com o apoio da Escola de Saúde Pública do RS, Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

Fonte: DECOM

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Prefeitura Municipal inaugura UBS da Barrinha

O prédio foi construído em uma área cedida pela Associação de Moradores da Barrinha. A unidade conta com uma equipe de técnicos em enfermagem, dentista, assistente de dentista, agentes de saúde, psicóloga, uma médica e uma coordenadora. Para o Prefeito Municipal José Nunes, a UBS é uma conquista muito significativa e também resultado de uma comunidade unida e participativa, que discute suas prioridades e estabelece um diálogo com a Administração Municipal.
 
 
Além da solenidade de inauguração, o evento também contou com atividades recreativas, brinquedos infláveis e diversas apresentações artísticas e culturais.
 
Fonte: DECOM

Campanha de vacinação contra a gripe inicia no sábado

Inicia nesse sábado (05), nas unidades básicas de saúde (UBS) do município, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). A campanha é voltada a idosos com mais de 60 anos, crianças maiores de 6 meses e que ainda não tenham completado 2 anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde, que devem comparecer às UBS munidos de carteira de vacinação.

As UBS estarão abertas neste sábado, exclusivamente para a aplicação da vacina, sem fechar ao meio dia. Na zona urbana, as UBS funcionarão das 9h às 17h. Na zona rural o atendimento acontece das 9h às 16h. Esta etapa da campanha vai até 25 de maio.

Fonte: DECOM

sexta-feira, 30 de março de 2012

Programa Municipal DST/AIDS realizou trabalho de prevenção no 15º Moto Lagoa

A Secretaria Municipal de Saúde, durante a realização do 15º Moto Lagoa, em uma proposta inovadora, através da equipe do Programa DST/AIDS realizou um trabalho de promoção e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Foram distribuídos preservativos, gel e material educativo/informativo (folders). Também foi instalado um painel, onde o preservativo fica disponível a toda e qualquer pessoa, visando o despertar da importância do uso da camisinha.

Segundo a equipe de trabalho do Programa DST/AIDS no município, a parceria com a Associação Motociclística Guerreiros do Asfalto já acontece a diversas edições. No entanto, neste ano foi percebida uma maior sensibilização por parte dos organizadores, que foram muito receptivos a idéia de trabalhar em conjunto.

A ação também foi realizada com êxito no 28º Reponte da Canção. A iniciativa obteve resultados positivos, observou-se uma grande aceitação e receptividade por parte do público presente, inclusive de outros municípios, estado e Uruguai e Argentina, onde inexistem ações tão específicas. Além da divulgação do trabalho realizado no município, também ocorreu troca de idéias e informações entre os presentes.

A equipe de trabalho salienta ainda, que de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de AIDS do Brasil. Portanto, assim tornam-se extremamente relevantes ações deste porte, visto que o foco é atingir o maior numero de pessoas possíveis de todas as faixas etárias.

Fonte: DECON

sexta-feira, 23 de março de 2012

São Lourenço do Sul é destaque em melhorias voltadas à saúde bucal

Crédito foto: João Alves
São Lourenço do Sul recebeu nesta quarta-feira (21), em Porto Alegre, o Prêmio Destaque Em Melhoria da Saúde Bucal. O prêmio foi entregue ao Prefeito Municipal José Nunes, no VII Encontro Anual dos Coordenadores do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro, promovido pelo Sesc/Sistema Fecomércio-RS.

No município, o Programa Sorrindo para o Futuro foi implantado em 2006, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e as escolas. O Programa analisa no município, a situação da saúde bucal em mais de 400 crianças, matriculadas da 1ª à 5ª série em cinco escolas públicas.

Com o foco nas ações educativas, o índice de melhoria na saúde bucal em São Lourenço do Sul é de 99,8%, ocupando a primeira colocação entre os municípios que atendem de 301 à 1000 alunos. O programa tem como objetivo promover práticas saudáveis através da comunidade escolar, com a implantação de ações educativas, prevenindo os fatores de risco.

Durante o encontro foram expostos os resultados e discutidos os novos rumos do programa. Foram apresentadas ações voltadas à saúde bucal implantadas no município e a cirurgiã-dentista Ana Cristina de Assis exibiu o case desenvolvido na Escola Luiz Antônio Abreu de Moraes, que conta com consultório odontológico instalado na instituição.

Segundo o coordenador municipal de Saúde Bucal João Henrique Kuhn, a parceria com o SESC é fundamental para o sucesso do programa no município. O SESC disponibiliza uma plataforma que permite o levantamento de dados sobre os hábitos das crianças atendidas pelo programa, permitindo uma comparação entre o antes e o depois deste atendimento.

Entre as ações desenvolvidas estão a distribuição de kits de higiene bucal, contendo escova, creme e fio dental, e cartilhas aos alunos, realização de palestras mensais, ministradas por profissionais nas escolas, o acompanhamento e tratamento dos problemas bucais e a escovação supervisionada. A Secretaria Municipal de Saúde promove durante o mês de outubro, a Semana de Educação Odontológica, durante o qual é realizada a escolha da Criança Sorriso.
 
Fonte: DECOM

quinta-feira, 22 de março de 2012

Secretaria Municipal de Saúde promove atividades inclusivas em parceria com o SESI

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unidade Estratégica de Lazer do Departamento Regional do Serviço Social da Indústria (SESI), estará promovendo o SESI Lazer Inclusivo.

Na ocasião serão disponibilizadas cinco cadeiras tropicais para o banho na Lagoa, direcionadas a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Na sexta-feira (23) será realizada a palestra “O lazer para as pessoas com deficiência”. O banho assistido será realizado no sábado (24), das 10h às 18h. As atividades acontecem na Praia das Nereidas.

Fonte: DECOM

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

LEI N.º 3.327, de 11 de Janeiro de 2012.

“Reestrutura e cria Secretaria Municipal; e dá outras providências.”

        O Prefeito de São Lourenço do Sul, faço saber, em cumprimento ao disposto na Lei Orgânica do Município, que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

        Art. 1.º Em conformidade com o artigo 34, inciso IV da Lei Orgânica Municipal, fica reestruturada a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, que passará a ser denominada de Secretaria Municipal de Saúde.

       Art. 2.º Cria a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, bem como o respectivo cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, que passa a fazer parte da organização administrativa do Município.

       Art. 3.º Ficam transferidos para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, com os mesmos vencimentos e vantagens existentes, os Cargos em Comissão afins com o Desenvolvimento Social e Habitação, anteriormente lotados na Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, conforme disposição do Anexo II, da Lei Municipal nº 2093/95.

      Art. 4.º Permanecem inalterados os demais cargos existentes nas Secretarias ora reestruturadas.

           Art. 5.º Revogam-se as disposições em contrário.

           Art. 6º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

São Lourenço do Sul, 11 de Janeiro de 2012.

Jose Sidney Nunes de Almeida
Prefeito